A ansiedade de separação é um problema muito comum em cães, especialmente no Spitz Alemão Anão. Como essa é uma raça que é extremamente apegada aos donos, é comum eles sofrerem com ansiedade quando deixados sozinhos.

É essencial conhecer as necessidades específicas do seu cãozinho para aprender a lidar com esse problema de uma maneira saudável. Aqui nesse artigo vamos te dar as melhores dicas e informações para que você e seu Spitz Alemão Anão superem esse problema.

O que é a ansiedade de separação?

De maneira bem simples, a ansiedade de separação é um transtorno de comportamento que afeta cães quando eles são deixados sozinhos.

As causas e fatores que contribuem para a ansiedade de separação no Spitz Alemão Anão podem variar, mas geralmente estão relacionados à falta de socialização adequada, mudanças na rotina, histórico de abandono ou traumas passados.

Os sintomas e sinais de ansiedade de separação em cães incluem agitação, redução ou falta de apetite, micção e defecação em locais impróprios, vocalização excessiva, agressividade, comportamentos destrutivos e automutilação.

Identificando o problema

Infelizmente, a ansiedade de separação é um problema muito comum em cachorros. É sempre importante que você fique atento aos sinais apresentados pelo cachorro para que seja feito um tratamento precoce e eliminar o problema de vez. Fique sempre atento a mudanças de comportamento, como:

  • Latidos excessivos
  • Choros e uivos
  • Destruição de objetos
  • Comportamento compulsivo
  • Urinar ou defecar em casa
  • Agressividade

Se notar um ou mais desses sintomas, procure um médico veterinário especialista em comportamento animal para iniciar um tratamento precoce. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de sucesso do tratamento.

Tratamento da ansiedade de separação no Spitz Alemão Anão

O tratamento para esse transtorno geralmente envolve a combinação de muitas estratégias, como:

  • Modificação de comportamento: o adestrador irá te ensinar técnicas para ajudar o seu cão a lidar com a solidão de forma mais tranquila.
  • Terapia com medicamentos: em alguns casos, o veterinário pode prescrever medicamentos para ajudar a controlar a ansiedade do seu Spitz Alemão Anão.
  • Terapia floral: a terapia floral pode ser utilizada como um complemento ao tratamento principal.

Como prevenir a ansiedade de separação no Spitz Alemão Anão?

A ansiedade de separação é um transtorno que pode ser prevenido com medidas adequadas. Aqui estão algumas dicas para você que quer prevenir esse problema no seu cãozinho:

  • Socialize seu cão desde filhote: exponha seu cachorro a diferentes ambientes e pessoas para que ele se acostume a ficar sozinho.
  • Crie uma rotina regular: estabeleça horários para as refeições, passeios e brincadeiras.
  • Faça exercícios físicos com seu cãozinho: atividades físicas ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade.
  • Evite despedidas longas e emocionantes: essa parece um tanto dramática, mas faz sentido. Se ficar enrolando demais e se despedir como se fosse a última vez que for ver o cachorro, ele vai ficar ainda mais triste e emocionado. Então quando for sair, faça da maneira mais tranquila possível para que ele entenda que você vai voltar.

Com amor, paciência e tratamento adequado, você e seu cão superam essa!

Por mais que seja um transtorno desagrável e prejudicial tanto para o dono quanto para o pet, ele tem tratamento e é possível eliminar o problema.

Lembre-se de ser paciente e de dar muito amor e carinho para o pet porque você é o maior companheiro dele nas horas difíceis. Além disso, consulte um veterinário o mais cedo possível porque quanto antes o diagnóstico for feito, maiores são as chances de cura.

Não exite em buscar ajuda e elimine esse problema de vez, proporcionando uma rotina mais saudável para você e para o seu Spitz Alemão Anão.